Funcionários motivados, clientes felizes

Funcionários motivados, clientes felizes

Por Rone Pereira Alves

Devemos levar em consideração que fazemos parte de uma grande engrenagem e que todas as peças dependem umas das outras para funcionarem adequadamente. Todos precisam estar motivados! Mas, para que um funcionário se torne motivado, temos de dar condições a ele – e, quando falo em condições, não me refiro a benefícios, equipamentos adequados ou algo parecido. Tudo isso é importante, porém, o mais valioso, é ouvirmos suas necessidades e expectativas em relação à organização.

Devemos proporcionar um momento de reflexão sobre a missão de cada profissional enquanto membro da companhia (objetivos pessoais e profissionais, temores, esperanças, etc.), além de despertarmos neles a consciência de que a empresa possui muitos pontos positivos que só foram alcançados graças ao esforço de cada um.

E o que o profissional de RH pode fazer para motivar os funcionários? Bem, essa não é uma tarefa só dele, pois isso compete a todos dentro da empresa – desde o presidente até o mais operacional dos colaboradores. No entanto, o RH pode desenvolver algumas ações, como:

  • Realizar reuniões com os funcionários – Encontros em que haja uma participação efetiva, com ideias, sugestões e críticas.
  • Promover um encontro entre os gerentes – Fazendo isso, você poderá descobrir as possíveis zonas de desmotivação, suas causas e, o mais importante, encontrar soluções para sanar os problemas.
  • Implantar caixas de sugestões – Nelas, os funcionários poderão sugerir ações que visem ao bem-estar de todos dentro da companhia e também fazer com que elas realmente possam ser implementadas. Isso gera comprometimento e faz com que o colaborador sinta-se responsável pelo crescimento da organização.
  • Fazer treinamentos – Tendo como enfoque a valorização da vida pessoal e profissional, não somente treinamentos técnicos.

Enfim, inúmeras atitudes podem ser tomadas pelo RH a fim de motivar os funcionários da empresa. Basta encontrar a mais adequada e aplicá-la de forma correta. Afinal, nosso grande objetivo é motivá-los, mostrando o valor deles para a instituição e, principalmente, estimulando o valor da instituição na vida deles.

Assim, teremos pessoas criativas e comprometidas com os objetivos da companhia – e esse compromisso só acontecerá quando o colaborador compartilhar a visão organizacional e o crescimento da empresa significar seu próprio crescimento.

Mas, para isso, é necessário conversar com os colaboradores diariamente, trocar ideias, mostrar respeito às opiniões deles e ser claro na hora de falar sobre suas intenções. Além disso, é preciso estar disposto a dar apoio sempre que necessário. Assim, com funcionários motivados e respeitados, teremos clientes mais satisfeitos.

Para que seu texto seja publicado na e-zine Liderança, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como o assistente administrativo Rone Pereira Alves, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 49 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: