Reflexão de Hoje – Terça, 9 de Fevereiro

Como transformar a adversidade em sucesso

<Sucesso não ocorre por acaso. Sucesso passa por lutas e derrotas. Manter o sucesso é o que faz a diferença. Veja neste artigo:>

por Raúl Candeloro

Embora tudo o que façamos, geralmente, vise atingir resultados positivos, algumas vezes, coisas ruins acontecem. São problemas inesperados, crises graves e, aparentemente, incontornáveis. A primeira reação é pensar: “Que injustiça! Logo comigo!”. Mas a adversidade tem aspectos positivos, ela nos relembra que somos humanos, sujeitos à intempéries e que sempre podemos melhorar. Quem nunca enfrentou problemas está despreparado para vôos mais altos. Segundo Jeffrey Keller, especialista em Motivação, a adversidade deve ser encarada positivamente por sete razões:

1. Adversidades colocam as coisas em perspectiva – Quando temos um problema sério, percebemos que outras coisas são insignificantes perto daquilo. A adversidade ajuda a identificar o que é importante e que, muitas vezes, recebe pouco valor no dia-a-dia.

2. Adversidades nos fazem apreciar o que conquistamos – É estatisticamente improvável que você tenha herdado uma fortuna de milhões de dólares. Por isso, posso dizer que, provavelmente, tudo o que você tem é devido ao seu próprio trabalho e esforço. A adversidade nos relembra que a sorte não dura muito tempo e que o sucesso vem do trabalho duro e consistente. Quando apreciamos o que temos, e sabemos quanto custou chegar lá, nos esforçamos ainda mais para manter as conquistas. A adversidade é boa porque nos faz acordar, olhar em volta e valorizar o que temos.

3. Adversidades nos tornam mais fortes – Se você tivesse de fazer uma operação, escolheria um médico experiente ou um recém-formado? O mais experiente deve ter cometido mais erros – pode até ter perdido alguns pacientes, mas é muito melhor que alguém sem experiência. Bill Gates, da Microsoft, diz que dá preferência a executivos que já passaram por empresas com problemas sérios, porque “eles sabem que a vida não é apenas cor-de-rosa”. A adversidade nos faz descobrir reservas que não achávamos que tivéssemos e nos prepara para enfrentar (e, se possível, evitar) novos obstáculos. Quem já enfrentou problemas tem mais probabilidades de manter as emoções sob controle e forte pressão – o que aumenta sua eficiência justamente quando é mais necessário.

4. Adversidades nos obrigam a mudar e agir – É mais fácil chegar ao topo do que permanecer lá, pois a acomodação é uma tendência natural do ser humano. Nada como um bom problema para reacender o “olho do tigre”. Obstáculos devem ser encarados como oportunidades de melhorar e de descobrir o que é importante para alcançar resultados. Entretanto, não adianta apenas resolver o problema, é necessário evitar que ele ocorra novamente. Pessoas inteligentes que passam por adversidades montam esquemas para que aquilo não se repita. Outro problema diferente pode aparecer, mas aquele nunca mais.

5. Adversidades são grandes mestres – O que causou o problema? O que foi feito e, principalmente, o que não foi feito para tentar solucioná-lo? Os grandes problemas, geralmente, começam pequenos e aumentam por duas razões: ou nada é feito ou o que se faz é ineficiente ou ineficaz para acabar com o problema. Quem já passou por isso tem posse de uma informação fundamental: o que não deve ser feito. Mas atenção: é importantíssimo manter a mente aberta para poder considerar uma variedade de opções e pontos de vista antes de tomar uma decisão.

6. Adversidades mostram novos caminhos – Problemas sérios são, talvez, a única maneira que a vida tem para nos fazer parar e pensar. A correria da vida moderna impede que usemos plenamente o nosso potencial. Ao sermos obrigados a confrontar diretamente um problema, por bem ou por mal, canalizamos nossos melhores esforços para resolver aquela determinada situação. Muitas descobertas importantes e vocações são desenvolvidas assim.

7. Adversidades aumentam a confiança – Antes de reclamar da má-sorte, lembre-se de que problemas são pedras com as quais se pavimenta o caminho do sucesso. Ao sobreviver a um obstáculo que parecia intransponível, nossa auto-estima e amor-próprio aumentam consideravelmente. Sabemos do que somos capazes e que, através do nosso autocontrole, podemos controlar a situação. Só quem já passou por dificuldades adquire a autoconfiança e o autocontrole necessários para o sucesso.

Tenha um dia de muito sucesso! Pr. Calvino Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: