Reflexão de Hoje – Sábado, 27 de Fevereiro

COMO SE FORMA A AUTO-IMAGEM

foto:frentevida.files.wordpress.com

<Cuidado para não prejudicar seus filhos. Você vai descobrir que já ouviu muitas palavras que serviram para interferir negativamente na sua auto-estima. Pense bem!

Ela sobrevêm, sobretudo, pela forma como somos tratados, especialmente, nos cinco primeiros anos.

É evidente que a influência maior vem dos pais, mas de uma maneira geral, de todos aqueles cuja opinião respeitamos: professores, amigos, etc.

Toda criança necessita saber-se estimada pelos pais para desenvolver um sentimento adequado de valor pessoal.

Aliás, é necessário distinguir o que a criança faz daquilo que ela é. Certos pais prejudicam a auto-imagem em formação ao dizerem frases como: “Você não tem jeito mesmo. É um desastrado”. “Por que você bateu em seu irmão? Você é um malvado”.

Se você passou por experiência semelhante, pode ter formado uma auto-imagem distorcida, negativa. Nesse caso é possível que não se sinta satisfeito consigo mesmo. Poderá ter dificuldades no relacionamento com os outros. Acreditará que não o estimam, por baixa opinião de si mesmo.

“Muitas pessoas carecem de auto-confiança por ignorarem a força de sua própria personalidade. Aquele porém que conhece o poder de sua personalidade, sabe valorizar a presença alheia e participa, lado a lado, com a realização da missão de cada um”. (Autoria desconhecida)

<Ninguém nasceu com tímidez, com auto-depreciação ou até mesmo, com mal caráter. Até aos sete anos a personalidade da criança recebe sua base. Se você incentiva sempre os seus filhos ou alunos, sobrinhos, etc. eles irão desenvolver confiança e sua auto-estima se eleva. Portanto, pense muito antes de descarregar uma avalanche de negativismo sobre as crianças.>Espero que você tenha um dia espetacular! Te espero amanhã se Deus permitir.

Pr. Calvino Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: