Reflexão de hoje – Segunda, 01 de Março

Insônia: (Tristeza, Mal-Humor, Prostração…)

<Tenho tentado trazer reflexões nos mais diversos assuntos e este é muito importante, pois é grande o número de pessoas que sofrem todas as noites.>

Insônia

Sem dormir, sem sono, horas a fio… Quem nunca passou uma noite insone, permeada por lembranças, pensamentos, aflição?

Sou engenheiro, e não me atreveria a emitir opinião sobre razões físicas da dificuldade de dormir, mas estou consciente que existem também razões EMOCIONAIS e ESPIRITUAIS ligadas a esse distúrbio que incomoda e deixa marcas no ‘dia seguinte’: olheiras, mal-humor, prostração.

De fato, em algum momento da vida, entre 30% a 40% das pessoas sofrem de insônia.

Seguramente, ela está relacionada com a ANSIEDADE, o DESALENTO, as BRIGAS CONSTANTES, os problemas MÍNIMOS e MÁXIMOS e as ameaças a nossa integridade emocional, física ou mesmo financeira.

E aí vem o círculo vicioso, de modo que as IRRITAÇÕES de um dia geram a INSÔNIA da noite, e a ausência de descanso gera mais irritação no dia seguinte.

Saídas? Muitos apontam para o tripé : exercícios, alimentação saudável, e então uma boa noite de sono.

Parece muito otimismo pretender tudo isso, pois a gente vive correndo… Não temos tempo pra, todas as manhãs, ‘bater’ uma folha de couve no suco de laranja. Não dá pra fazer alongamento todos os dias. Tem gente que nem lembra que é preciso beber água durante o dia… É o corre-corre.

O que fazer então para combater a falta de sono?

Temos uma pista para isso nas palavras do rei Davi.

Esse famoso personagem da história de Israel não teve uma vida fácil, pois foi guerreiro, enfrentou perseguições, rebeliões e problemas familiares, no entanto fala do sono com a maior tranqüilidade:

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança (Salmo 4:8).

Deitar em paz – mesmo cercado pela guerra – e dormir, sem ser interrompido por pesadelos e apreensões, é um ideal que todos gostaríamos de alcançar.

Felizmente, o rei/pastor/poeta Davi não se limita a declarar sua condição noturna, mas nos dá o caminho para a PAZ que gera um SONO reparador: a confiança irrestrita em Deus, e sobre isso ele volta a falar:

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou (Salmo 3:5).

Embora eu já tenha vivido um bom tempo, e a insônia aumente com a idade, durmo absolutamente bem, em qualquer circunstância e seja onde for.

Por isso recomendo que você adote a proposta do rei Davi, para que se livre das noites INTERMINÁVEIS, e tenha a expectativa de um NOVO DIA cheio de equilíbrio e alegria.

Deixe o futuro nas mãos de Deus. As mágoas do passado, deixe pra trás. E se brigou, faça as pazes. Você terá uma boa-noite de PAZ.

Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço.

< Espero que você tenha entendido. “Mente sana, corpo são.” Se você estiver bem espiritualmente, isto reflete em todas as áreas da vida. Desejo que você te um dia espetacular e um excelente noite de repouso tranquilo.>A manhã estarei contigo se Deus permitir.

Pr. Calvino Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: