Aprenda a Ter Paciência

“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce”
Jean Jacques Rousseau

Foto: prcris.blogspot.com

Quando abordei o assunto paciência na e-zine, recebi inúmeros e-mails de pessoas afirmando que sabiam que precisavam desacelerar, mas não tinham ideia de como fazer isso. Afinal, como é possível diminuir o ritmo vivendo em um mundo que exige cada vez mais velocidade?

Bem, conforme prometi, fui em busca de respostas. O resultado dessa procura está na matéria de capa da edição de maio da revista Motivação. Após consultar especialistas no assunto, descobri que realmente há situações em que precisamos agir com rapidez, mas existem outras em que podemos desacelerar.

E é possível agir dessa forma sem que isso nos prejudique, pelo contrário, ao diminuir um pouco a velocidade e aprender a ter mais paciência, podemos, até mesmo, conseguir muitos benefícios, pois obtemos vantagens, como: vida mais saudável, excelência no que fazemos, decisões mais acertadas e até desperdiçamos menos tempo, dinheiro e energia. Eu acabei encontrando diversos movimentos que pregam a ideia da desaceleração, como o slow food (comer devagar), o slow work (trabalhar devagar), etc.

Então, busquei sugestões práticas de como exercer a paciência em nosso dia. Encontrei diversas dicas da autora do livro O poder da paciência, M. J. Ryan, sobre como praticar a paciência. Confira três sugestões:

  1. Ao ficar em pé numa fila, transporte-se para férias mentais. Visualize o lugar mais tranquilo que puder, imagine, sinta e ouça a si mesmo nesse ambiente. Reflita sobre os sentimentos que ele evoca em você. Em vez de se conectar no tempo que terá de esperar, aproveite essa oportunidade para sonhar com o lugar mais bonito que conhece ou deseja conhecer.
  2. Quando tiver de esperar um bom tempo para alguma coisa se realizar – por exemplo: um projeto grande –, comemore os pequenos avanços ao longo do caminho. Dez páginas concluídas? Leve-se para almoçar fora. Ao nos premiarmos por algo que realizamos, injetamo-nos ânimo para continuarmos.
  3. Está esperando, impacientemente, seu computador ligar? Faça alguns exercícios de alongamento para relaxar os músculos das costas e do pescoço. Afaste-se da mesa, sente-se na beira da cadeira e alongue-se!

Gostou dessas dicas? A matéria de capa da revista Motivação traz muitas outras, mas aposto que você também deve ter uma dica interessante! Se for seu caso, participe da discussão que está acontecendo na Comunidade VendaMais sobre como ter mais paciência.

Para participar, basta visitar o site www.comunidadevendamais.com.br, entrar no Grupo Motivação e clicar no menu lateral, na pergunta O que você faz no dia a dia para ter mais paciência e, dessa forma, obter resultados melhores em seu trabalho? Participe, pois, além de contribuir com sua experiência, também poderá conhecer dicas de muitas outras pessoas!

Um grande abraço e até a próxima semana!

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: