Compreenda para ser compreendido

Foto: aindaexistepaz.wordpress.com

Em uma rápida análise, sem base científica alguma obviamente, cheguei à conclusão de que grande parte dos problemas que temos está relacionada à comunicação – ou à falta dela. Seja em casa, no trabalho ou entre amigos, é comum que uma palavra ríspida, uma informação errada ou um e-mail escrito apressadamente sejam os causadores de grandes confusões.

Agora, se a gente prestar um pouco mais de atenção nessa questão, também perceberemos que, muitas vezes, são detalhes que fazem toda a diferença. Pequenas ações e mudanças de comportamento podem evitar problemas em função de nossa comunicação. Na opinião de Ômar Souki, a palavra-chave para ficar longe das confusões é “compreender”. Ele sugere algumas dicas no livro Os segredos da liderança, da editora Elevação, mas qualquer um de nós, independentemente de liderar uma equipe, pode usar os conselhos de Souki para se comunicar e melhorar os relacionamentos. Confira algumas dicas:

  • Busque compreender primeiro. Quando faz isso, o outro se sente valorizado e passa a confiar mais em você. A confiança sustenta os relacionamentos.
  • Escute as pessoas com plena atenção. Ao agir dessa forma, você se esvazia de preocupações e pensamentos relativos a sua pessoa e consegue se focar nas necessidades do outro.
  • Repita o que você ouvir, dizendo: “Foi isso mesmo o que você falou?”. “Ao repetir o que o outro me disse, dou-lhe a oportunidade de corrigir alguma percepção errada que tive. Isso torna a comunicação clara e eficaz. Comunicar é a arte de escutar com absoluta atenção”, explica Souki.
  • Depois de escutar a outra pessoa, você pode se posicionar em relação ao assunto que está sendo tratado e ter, dessa forma, condições de solucionar questões importantes e esclarecer dúvidas.

Espero que essas dicas sejam úteis para ajudar você a se comunicar melhor! Um grande abraço,

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: