Capítulo 4 – Potencial para Vencer

Myles Munroe afirmou que o lugar mais rico do mundo não são as grandes jazidas de diamantes, nem as grandes minas de ouro, mas, o cemitério, porque lá estão enterrados os grandes sonhos que nunca se realizaram, os grandes quadros que nunca foram pintados, os grandes livros que nunca foram escritos, as grandes músicas que nunca foram gravadas.

Nós precisamos entender o nosso potencial, descobrir a nossa capacidade e talentos com que Deus nos agraciou, e desenvolvê-los sem medo de errar.

Aprenda uma coisa: uma jóia sempre será uma jóia. Não há potencial dentro dela, mas você tem um potencial que poderá ser desenvolvido e levá-lo a atingir níveis imensuráveis.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Em nós está o potencial para atingirmos a estatura da plenitude de Cristo, e isto é muito alto para a compreensão da maioria dos seres humanos.

Se você entender a semente potencial que foi plantada no seu espírito, jamais será medíocre e nunca permitirá que nada ou ninguém seja suficientemente forte para impedir que você seja aquilo que Deus quer, aquilo que você crê, aquilo que você pode ser.

Potencial é aquilo que você pode ser, mas ainda não o é. Potencial é o lugar aonde você pode chegar, mas ainda não chegou. Potencial é aquilo que você pode fazer, mas ainda não o fez.

Você possui dentro de você um potencial que você desconhece, mas, se descobrir o seu potencial e crer que a vontade de Deus é que você cresça, determine-se a ter uma atitude de mudança e encare o desejo de atingir os alvos sonhados.

Atitude para Mudar

Se você deseja que os seus resultados mudem, você tem que mudar antes.

Descobrir o seu potencial, saber a capacidade que possui, mesmo que ainda esteja em estado latente, adormecida, pode determinar aonde você chegará. Suas conquistas pessoais estão embutidas nesse conhecimento. Entretanto, o conhecimento sem uma atitude ativa pode servir para enriquecer o cemitério.

Ok! Você possui potenciais. A pergunta é a seguinte: Você está crescendo ou está morrendo? Estar vivo é estar em crescimento permanente, segundo afirmou R. Shinyashiki, acrescentando que “uma pessoa está crescendo ou está morrendo”.

Crescer dá trabalho. Certamente por este motivo, muitos preferem a mediocridade! Como disse Giradoux: “Somente os medíocres estão sempre em seu máximo”. Entenda: o seu potencial não é estático, mas crescente, sempre.

Nunca se acomode, supondo ter atingido o máximo de seu potencial. Você pode até maximizar algumas metas, mas é sempre bom lembrarmos que se uma pessoa não está crescendo, está morrendo”. Crescer não é para covardes. A acomodação é o último estágio antes da morte psicológica, segundo Roberto Shinyashiki.

“Custa tanto ser uma pessoa plena, que muitos poucos são aqueles que têm a coragem de pagar o preço.”
(Morris West)

Saia da Acomodação

Vamos dar um basta nesta trilha mortal da rotina e da acomodação?

Se não houver renovação de mente, busca de novos paradigmas, fuga de hábitos tradicionais que são próprios à uma determinada época, herança de mediocridade, visão de peru, desconhecimento do seu potencial, nunca haverá transformação.

Tem que haver determinação e disposição para que mudanças possam acontecer.

É muito mais fácil viver no estado de permanência onde não há riscos nem perigos de exposição e rejeição do “eu” temeroso, do que cair no ridículo e de arriscar e errar.

Entrar no campo do desconhecido é excitante para alguns e hesitante para outros, no entanto, o medo é o maior combustível para alimentar a derrota. Se você estiver sendo alimentado por este combustível, com certeza, nunca será derrotado no campo da disputa, porque você nunca competirá. Será um eterno perdedor.

Se, porém, você é determinado e não está se preocupando com o medo de perder, busca na adrenalina o prazeroso combustível de tentar novas aventuras.

Quando se trata de vida, é importante entendermos que: a visão, o conhecimento do seu potencial, e a inconformação com a mediocridade, impulsionam os vitoriosos à transposição de qualquer obstáculo que surja como impedimento.

Se você deseja mudar o seu estilo de vida, precisa estar disposto a sair da acomodação dos perdedores e pagar o preço requerido para mudanças.

Você precisa aprender a pensar grande!

2 responses to this post.

  1. Interessante.Concordo,devemos sempre procurar o melhor para nós,e não nos contentarmos com pouco.Devemos ser ricos de espírito,sentimentos…A batalha para alcançarmos nossos objetivos é longa e trabalhosa.mas quando conseguimos realizá-los,não há palavras que possam descrever a sensação que temos de vitória e sucesso.Adorei seu blogger.Bjs.

    Responder

    • Posted by clubedavida on 03/11/2009 at 06:00

      Wanderléia, que bom que vc gostou. leia o livro todo e tire suas conclusões. continue conosco e divulgue aos amigos. Paz!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: