Capítulo 5 – Pensar Grande

“Quando a mente não acredita, ou duvida, atrai razões para apoiar a descrença. Duvide e você falhará. Pense na vitória e alcançará o sucesso”.
(David J. Schwartz)

De  cada cem pessoas que entram para o Ginásio (e isto nos EUA), menos de cinqüenta completam o curso.

Outra estatística, também nos EUA, aponta que entre cem pessoas de 25 anos, 64 delas chegariam aos 65 anos e 36 morreriam. Das 64 sobreviventes, quatro seriam financeiramente independentes, uma única seria rica, cinco trabalhariam e 54 dependeriam dos outros.

Note que somente uma pessoa entre cem, estava destinada a ser rica. Esta estatística menciona ainda, que a maior parte das pessoas que chegavam aos 65 anos era menos rica do que quando tinham 25 anos, mesmo depois de 40, 45 anos de trabalho árduo.

Agora, imagine a mesma estatística sendo feita no Brasil. Por que tem que ser assim? Se um consegue, qualquer outro pode conseguir? Por que há tanta mediocridade e miséria em o nosso país? Creio que a nossa cultura nos conduziu a este estado de coisas.

Nossa origem étnica é responsável por muita miséria em nosso país, especialmente no nordeste. No entanto, esta afirmação pode fazer parte de uma doença chamada “desculpite” do fracasso.

Se eu lhe perguntasse: você conhece algum americano? Com certeza você diria: conheço o professor Bill, diretor da escola do meu filho. Este é o conceito de americano, os gringos nascidos nos Estados Unidos da América. Entretanto, posso afirmar que você é um americano.

Talvez isso cause algum espanto, mas isso é o que o sistema quer. Roubaram-nos esse direito. Fomos criados e treinados para acreditar que somos do terceiro mundo e que temos que nos contentar com migalhas.

O nosso próprio sistema político é marginal e aqueles que são eleitos para defender o direito do povo, na sua grande maioria, defrauda e rouba aos mais miseráveis e necessitados.

Mas, o que estamos tentando alertar é o fato de, mesmo a despeito de toda essa turbulência, se você não se conformar com tudo isto, e pelo poder da crença, e com a convicção do seu potencial, você pode mudar o quadro da sua vida.

Uma Grande Lição

Conheci um homem, décimo primeiro filho de uma família negra, residente em um gueto, que quando era criança sua professora dizia que ele não iria ser ninguém mais que empurrador de carroça.

Pergunto: qual era a expectativa de vida que esse garoto podia alimentar? Qual seria o seu futuro?

Entretanto, não foi esta a sua atitude. Ele descobriu o seu potencial e rebelou-se contra a cultura opressora e discriminativa que oprimiu os seus familiares e, hoje, é o Dr. Myles Munroe. Carrega em seu Curriculum alguns mestrados e outros doutorados, consultor internacional, autor do hino oficial das Bahamas, palestrante mundialmente conhecido, com programas de Tv nos EUA e escritor de vários livros mundialmente conhecidos.

Por que ele não se tornou um carroceiro? Porque ele pensou grande! Sua maneira de pensar determina o percurso de sua vida. Pensar somente não resolve. Você descobre o seu potencial, alimenta um sonho e toma uma atitude de crença que faz com que a fé substancie o fato.

Quem crê com firmeza faz com que a mente trabalhe imaginando meios de fazer. A pessoa que descobre que é capaz de fazer algo, sempre acha como fazê-lo. Uma atitude de luta, batalha ferrenha e árdua, faz com que o sonho se realize.

Se você se acomodar com o estilo de vida que forma sua rotina, hoje, se você continuar fazendo as mesmas coisas, o seu resultado será o mesmo. Porém, se você decidir fazer algo diferente, com certeza, obterá resultados diferentes.

Nossa missão aqui é apenas badalar o sino para que você desperte. Se você pensar que pode, você pode! Se você aceita que não pode, você realmente não pode. Se você pensar grande, você terá um resultado. Se você pensar mediocremente, você não passará da média geral dos derrotados. Seja pequeno (humilde), mas pense grande!

Quero citar duas ilustrações que nos ajudarão neste raciocínio.

O Campeão e o Derrotado

Numa grande loja de calçados havia um vendedor que sempre era o campeão de vendas. Ele tinha o respeito de todos e era muito bem visto pela liderança de rede. Havia também outro jovem, este, sempre era o pior vendedor.

Era portador e praticante da doença chamada “desculpite” do fracasso e manifestava a síndrome da derrota “o derrotado acusa, reclama e dá desculpas”.

Estava sempre se queixando que o campeão era sempre privilegiado e ele, injustiçado. Certo dia, o seu superior mandou chamá-lo ao escritório central e disse-lhe: você vive reclamando que nós favorecemos o seu colega, mas isso não é verdade.

Vou lhe dar a grande oportunidade da sua vida: você irá ser o nosso representante e supervisor geral em uma região da África. Ele ficou feliz e determinou-se a aceitar o desafio.

O chefão sugeriu que ele levasse uma carga de calçados na viagem, mas ele argumentou que precisava pesquisar antes de tomar qualquer decisão precipitada. Ao chegar naquela localidade constatou que quase ninguém usava sapatos. Furioso, contatou seu chefe.

– Eu sabia que vocês eram mal intencionados comigo. Aqui ninguém usa sapatos; quero regressar imediatamente.

Após o seu retorno, pacientemente, o seu patrão lhe disse: agora eu enviarei o seu colega para testar a sua atitude. O campeão encarou o desfio e pediu para levar consigo uma carga de sapatos.

Ao desembarcar, ele saltou de alegria e, mais que urgente, contatou o chefe. – Patrão, aqui ninguém usa sapatos, vou arrebentar! Mande mais sapatos!

Quantos ficam dando desculpas e perdem as grandes oportunidades que a vida lhes oferece porque são covardes e acomodados. É mais fácil justificar-se com a “desculpite” do fracasso do que aceitar desafios, muitas vezes árduos e difíceis, porém, formadores de campeões. Não existe glória sem sacrifício.

A segunda ilustração nos mostra a história de um alcoólatra, derrotado, violento, que sempre estava espancando a mulher e os filhos gêmeos que ainda eram pequenos. Certo dia, ele matou a esposa e suicidou-se. Seus filhos foram adotados por famílias diferentes, ambas de boa índole e equilibradas financeiramente.

Uma família foi para o leste e outra, para o oeste. Anos mais tarde, o serviço de pesquisa da assistência social procurou saber o destino daqueles gêmeos. O primeiro foi encontrado exatamente com as características do pai: alcoólatra, violento, divorciado. Ao ser perguntado por que tinha aquele estilo de vida, respondeu:

– Vocês não conheceram o pai que eu tive.

O segundo foi encontrado em grande prosperidade, bom marido, pai exemplar, reconhecido e respeitado na sua cidade. Ao ser indagado sobre o motivo de seu sucesso, ele respondeu – vocês não conheceram o pai que eu tive…

Dá para você entender, ou quer mais? A decisão sempre será sua. Na hora da decisão, você traça o seu destino! Está escrito nas sagradas escrituras que “cada um queixe-se dos seus próprios pecados”.

Lentes Positivas

Procure enxergar coisas com lentes positivas. O fato de existir tanta gente pensando e agindo com mediocridade, mostra que nesta esfera a concorrência é muito grande.

Mas para aqueles que transcendem e procuram maximizar seus potenciais, existe muito espaço sobrando.

Você tem muito mais valor do que pensa. Pense de modo positivo, realmente como é o potencial que está dentro de você. Não dê moleza para as crises e circunstâncias que existem ao seu redor. Saia do meio da roda dos fracassados, nunca mais se auto-deprecie. Determine que você vai renovar a sua mente e experimente uma transformação radical em sua vida.

Agora, é tempo de você despertar. O apóstolo Paulo escreveu: “Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará”. Desenvolva suas habilidades, aproveite suas oportunidades, estude, leia, participe de encontros, cursos, reciclagens, atualize-se, não seja contado com os dinossauros, mude sua expectativa, deseje ardentemente ser um vencedor.

Vejamos uma importante lição nas ilustrações que se seguem no próximo capítulo.

Anúncios

7 responses to this post.

  1. gostaria de estar recebendo sempre o informativo CLUBE DA VIDA DE GARANHUNS .OBRIGADO.
    ADOREI!!

    Responder

    • Posted by clubedavida on 19/02/2010 at 10:09

      Zezé, estamos nos preparando para adicionarmos um programa de cadastramento em que os cadastrados receberão gratis comunicações periódicas. Aguarde! Obrigado por participar. Divulgue o nosso blog, ele também é seu. Pr. Calvino

      Responder

  2. Posted by William on 24/03/2010 at 02:08

    Bom dia,Não consigo expressar o que eu li agora só posso dizer um coisa esse site fazera parte dos meus Favoritos e e começarei a por em PRATICA tudo que foi postado por voces,Tenho 100 % de certeza que se for colocado em pratica tudo que esta escrito,Qualquer 1 terá resultados,Pode ter certeza de uma coisa a minha vida vai muda graças a voces…..MUITO OBRIGADO !

    Estou a horas procurando algo em sites de busca…como;

    Mudar meu jeito de pensar:
    Como ser um lider:
    Como vender mais

    e centenas de palavras até achei algumas coisas MAIS ESSE TA COMPLETO !!!!

    PARABENS MESMO !!! CLUBEDAVIDA !!!!!!

    Gostaria de receber noticias e muito mais por email !

    Forte abraço !

    Responder

    • Posted by clubedavida on 24/03/2010 at 05:09

      William. Obrigado por participar. fico feliz por podido lhe ajudar. enviei e-mail para você. Pr. Calvino

      Responder

  3. Posted by Gildo Ferreira da Silva on 17/01/2011 at 21:09

    Para mim este site foi uma grande descoberta.De hoje em diante vai fazer parte do meu favorito.Vou recomendar a todas as pessoas principalmente a quem esta precisando de auto ajuda.
    UM ABRAÇO!!!!!

    Responder

    • Posted by clubedavida on 23/01/2011 at 14:41

      Gildo, Obrigado pelo incentivo. Continue conosco. Tivemos um recesso mas já estamos em ação.

      Responder

  4. Para mim este site foi uma grande descoberta.De hoje em diante vai fazer parte do meu favorito.Vou recomendar a todas as pessoas principalmente a quem esta precisando de auto ajuda.
    Gildo Ferreira da Silva Parque Residencial Cocaia Santo Amaro Sao Paulo capital
    UM ABRAÇO!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: