como evitar treinamento monótono


Não adianta reclamar, faça algo para mudar!

Há alguns dias, um leitor nos escreveu contando que estava completamente desmotivado com os treinamentos de sua empresa, pois agregavam pouco a seu desenvolvimento profissional, o que faz com que ele não tenha a menor vontade de participar, afinal, não aprende nada e ainda perde seu tempo.

Então, perguntei-lhe: por que os treinamentos não agregavam quase nada e o que havia de errado com eles. Afinal, conheço muitos profissionais que não entendem a importância de melhorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes e, por isso, criticam essas iniciativas das empresas.

Mas, nesse caso, parece que o funcionário estava certo, pois contou o seguinte: “Somos avisados sobre o treinamento em cima da hora e ninguém diz qual será seu tema. No dia, é uma bagunça e ficamos horas e horas ouvindo uma pessoa falar sobre coisas que não fazem parte de nosso dia a dia. Todos os colaboradores contam os minutos para o coffee-break e, depois, não veem o momento de ir embora, ou seja, saímos do mesmo jeito que entramos e não conseguimos aplicar nada do que ouvimos”.

Após ler esse relato, perguntei se ele já havia conversado com os responsáveis pelos treinamentos para sugerir melhorias. Sei como isso é complicado, mas acredito que não adianta apenas reclamar, precisamos fazer algo para mudar a situação. Nesse caso, propus ao leitor que conversasse com os treinadores, de maneira educada e no sentido de contribuir para melhorar os treinamentos da empresa, indicando temas adequados à realidade da equipe, abordagens mais criativas e algumas formas mais eficientes de treinar os funcionários. O leitor me respondeu dizendo que tinha vontade de fazer isso, mas não sabia como.

Então, sugeri que ele encaminhasse para a pessoa que organiza os treinamentos na empresa um e-mail com este link: http://www.treinamentosvendamais.com.br, dizendo que o recebeu, e, como sabe o quanto é difícil elaborá-los, resolveu indicar o site, pois acha que poderá ajudar. Nele, há um teste para avaliar a qualidade dos treinamentos e sugestões do que fazer para melhorá-los. Após fazer isso, o leitor escreveu contando que recebeu elogios pela iniciativa.

Fiquei feliz e aproveito para sugerir a mesma coisa a você. Se os treinamentos de sua empresa estiverem desmotivantes, encaminhe para o seu responsável o link http://www.treinamentosvendamais.com.br, sempre com o objetivo de ajudar, é claro!

Esta dica vale para qualquer momento de sua vida: não fique apenas reclamando de algo até que isso prejudique sua motivação e desempenho, faça alguma coisa para mudar, converse com quem pode decidir sobre o problema, sugira melhorias e se disponha a ajudar! Além de melhorar uma situação ruim, você ainda poderá ser elogiado pela iniciativa!

Um grande abraço e até a próxima semana,

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

A reprodução total ou parcial deste texto é permitida, exceto para fins comerciais, com a fonte devidamente citada: “Por Karen Jardzwski. Material publicado na e-zine do site http://www.motivaonline.com.br

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