Dez mandamentos da motivação

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

ARTIGO DA SEMANA
Os 10 mandamentos da motivação

Por Rudson Borges

Imagine que em uma equipe de vendas externas existam dois profissionais. João, que domina técnicas e tem uma fantástica oratória e poder de persuasão, e Antônio, que vende os mesmos produtos e tem os mesmos treinamentos, mas é um tanto quanto “limitado”, possui muitos bloqueios, crenças limitantes e medos. É gago, tímido e possui baixa autoestima.

João espera as coisas acontecerem e não corre atrás de metas nem se preocupa em encantar e fidelizar seus clientes. Já Antônio se dedica e dá o seu melhor, afinal, ele sabe que, quando não é possível vencer pelo talento, o esforço “quebra um galho”.

João tem muito atributos, mas lhe falta o que sobra a Antônio: motivação. Não estou dizendo que talentos não são necessários, pelo contrário! Criativos empreendedores, bons líderes, ótimos vendedores e excelentes comunicadores são geralmente os mais ricos do mundo em suas áreas. Apenas afirmo que talento sem motivação é desperdício, é como um rei sem coroa.

Pense: se um incompetente motivado é capaz de grandes feitos, o que não pode fazer um competente motivado? De acordo com Maslow, considerado por muitos o “pai da motivação”, todas as pessoas querem ter mais dinheiro, boa saúde, longevidade, felicidade, estima e aceitação, paz de espírito, segurança, etc.

Abaixo, citarei o que classifico como os dez mandamentos da motivação. Todos são importantes e se interligam. Confira quais são e estimule-os em sua equipe:

  1. Não seja um procrastinador.
  2. Se começar algo, termine-o.
  3. Confie em você mesmo.
  4. Valorize o que realmente importa.
  5. Tenha grandes planos.
  6. Agradeça sempre.
  7. Ame-se muito.
  8. Não tenha medo de fracassar.
  9. Seja disciplinado.
  10. Persista, persista, persista.

Para que seu texto seja publicado na e-zine Liderança, primeiramente, você deverá postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como o consultor Rudson Borges, visite http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

2 responses to this post.

  1. Posted by marcieli on 23/01/2010 at 17:11

    artigo da semana;

    Responder

    • Posted by clubedavida on 24/01/2010 at 12:09

      Marcieli, obrigado por participar. fique livre para enviar boas materias que publico. Divulgue sempre o nosso blog. Pr. Calvino Brasil

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: