Gestão do conhecimento



Gestão do conhecimento

Falar em gestão do conhecimento é falar do gerenciamento estratégico do conhecimento organizacional necessário para que uma empresa atinja seus objetivos e se diferencie no atual mercado competitivo. É cultivar, proteger e usar, efetiva e estrategicamente, o capital intelectual e o conhecimento da organização. Resulta de um conjunto de práticas, iniciativas, projetos, ações e posturas em torno dos conhecimentos importantes à companhia, além de um compromisso contínuo com a aprendizagem e o ensino.

A Global Industry Analysts, empresa norte-americana especializada em estratégias de negócios e pesquisa de inteligência de mercado, divulgou um relatório mundial que estima que, somente em 2007, foram gastos US$34,17 bilhões em soluções e tecnologias para gestão do conhecimento, enquanto os serviços ocupam 67,6% da receita global. Esse cenário revela que as organizações já entenderam que é impossível pensar em competitividade e performance sem associá-las à gestão do conhecimento.

Caso esteja se perguntando se sua empresa precisa ou não de gestão do conhecimento, entenda quais são os principais sintomas que indicam essa necessidade:

  • Aumento da insatisfação dos clientes e do número de consumidores insatisfeitos.
  • Falta de iniciativa e inovação.
  • Feudos de excelência que se destacam das demais áreas.
  • Inércia generalizada.
  • Diminuição constante de talentos e perda de clientes para a concorrência.
  • Perdas combinadas de conhecimentos em diversos pontos ao mesmo tempo, por exemplo: grande índice de turnover com alta evasão de profissionais mais experientes.
  • Pouca resposta ou adaptação às mudanças do mercado.
  • Pouca velocidade no desenvolvimento e lançamento de novos produtos.
  • Predomínio de baixa motivação.
  • Problemas na gestão dos processos.
  • Retrabalho.
  • Sistemas de informação desintegrados.
  • Treinamento ineficiente.

Se você se identificou com uma das situações acima, carlos, é bem provável que sua companhia precise investir em gestão do conhecimento. Para saber mais sobre o tema, acesse aqui e assine agora mesmo a revista Liderança, que na edição de agosto traz uma matéria especial e esclarecedora para ajudar você a multiplicar o conhecimento adquirido pelos funcionários em sua empresa.

Um grande abraço,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: