Motivação O poder da paixão define o sucesso

e-zine motivação Ano 7 Nº 17 – 24 de abril de 2009

“Suas paixões fazem o homem viver, sua sabedoria faz apenas o homem durar”
Nicolas Chamfort

Carlos, qual é sua verdadeira paixão?

Comentei recentemente na e-zine que estamos fazendo uma discussão muito interessante na Comunidade VendaMais sobre qual é a pior falha que pode arruinar uma carreia. Entre os comentários, o melhor votado até o presente momento é o seguinte: “O que pode arruinar não só uma carreira, mas também a saúde é, sem dúvida, não atuar naquilo que é a grande paixão da vida! É essa paixão que mobiliza, motiva, concretiza e mantém nossa química cerebral adequada para que o cérebro possa gerar energia, saúde, centramento, foco e levar-nos ao sucesso”. Por ser bem avaliado, acredito que muitos concordem com essa afirmação.

Lendo o livro Os 12 fatores para chegar ao topo da sua carreira, da editora Campus/Elsevier, percebi que os autores também definem a paixão como um fator fundamental para o sucesso, mas eles abordam uma questão bastante pertinente sobre o tema: quando as pessoas não sabem qual é sua paixão. Para solucionar essa questão, os autores recomendam que as pessoas sejam bem específicas na identificação de suas paixões e depois se empenhem na realização de seus desejos. Eles explicam que, para conseguir essas respostas, é preciso responder as seguintes perguntas:

  • O que é importante para você?
  • O que faz seu coração bater mais forte?
  • O que deixa você feliz?
  • Em que coisas está sempre pensando?
  • Como passaria seu tempo se não tivesse de ganhar dinheiro?
  • O que gosta de fazer?
  • O que sempre quis fazer?
  • Que “música” tem aí dentro que você quer que saia antes de morrer?

Depois de responder essas questões, os autores recomendam que as pessoas sigam três passos:

  1. Escreva em um pedaço de papel todas as respostas possíveis para cada uma das perguntas anteriores. Pode ser qualquer coisa, mesmo o que parece sem importância.
  2. Destaque cinco ou sete itens que mais lhe interessarem.
  3. Avalie e escolha com o coração uma ou duas que valham seu tempo e trabalho. A opção final deve trazer os melhores resultados.

Para finalizar, eles reforçam que é preciso consultar o coração. “A emoção é importante nesse estágio. Por quê? Porque é essencial, inicialmente, na etapa de definição de metas e motivação, fazer algo que tenha pouca possibilidade de autossabotagem. Você sempre poderá mudar mais tarde e sonhar novos sonhos”. Então, se você ainda não sabe qual é sua verdadeira paixão, aproveite os conselhos! E se quiser saber quais são as outras falhas que podem prejudicá-lo, participe da discussão que está acontecendo na Comunidade VendaMais. Para participar, basta visitar o site www.comunidadevendamais.com.br, entrar no grupo Motivação e clicar na seção Pergunta do mês na discussão: Qual é a pior falha que pode arruinar uma carreira? Nos vemos lá!

Um grande abraço e até a próxima semana!

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: