O Chat como ferramenta de vendas

O Chat como Ferramenta de Vendas
Por Mila D’Antonio, gerente editorial do 1to1 Magazine e Customer Strategist Journal

De acordo com a Forrester Research, ao longo do ano passado, quase um em cada cinco consumidores online dos Estados Unidos usou o chat como um serviço ao cliente. Enquanto o chat funciona como um poderoso canal que oferece serviços online aos clientes, as empresas estão descobrindo que ele pode atuar também como uma boa ferramenta de vendas, com taxa de conversão e valor médio de vendas crescentes quando inseridos no processo de compra.

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A Nationwide Mutual Insurance, por exemplo, relatou a captura de 30% a 40% dos clientes que foram, anteriormente, abandonados. Isso ocorreu após a implementação de um chat pró-ativo. Dun & Bradstreet, por sua vez, citou um aumento de 11% de crescimento no valor de vendas médio apenas três meses após implantar o chat LivePerson.

Kelly Ford, diretor de marketing da LivePerson, diz que o foco da implementação do chat mudou dentro das empresas. A princípio, ele era usado como um serviço, agora está cada vez mais inserido no processo de vendas online, tendo em vista que as empresas estão obtendo, em média, um aumento de 20% em vendas via web. “O chat fez com que a equipe de vendas se tornasse três ou quatro vezes mais produtiva do que o telemarketing”, diz Ford.

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