Suor e boas idéias

SUOR E BOAS IDÉIAS

Por Por Don Peppers e Martha Rogers*

Já faz tempo que os empregadores sabem que gerar valor para o funcionário não é algo que se limita apenas à questão salarial. Em meados do século passado, as grandes empresas começaram a utilizar pesquisas para avaliar a moral do empregado e seu grau de satisfação no trabalho. Ficou evidente que, além de salário, bônus, benefícios adicionais e outras formas diretas de motivação, a satisfação do trabalhador dependia de uma série de fatores de motivação de caráter mais intrínseco. Entre eles, o sentimento de orgulho pelo trabalho e pelas realizações alcançadas, o apoio dos colegas, uma percepção de entrosamento, oportunidades de crescimento, responsabilidade pelas funções exercidas e autoridade sobre elas, uma idéia objetiva de missão ou propósito e o reconhecimento por ter atingido os objetivos propostos.

Related Articles
Related Articles

Os mais motivados no trabalho são também os mais confiáveis, criativos e inovadores

De acordo com pesquisas do Grupo Hay, consultoria de recursos humanos, o comprometimento do funcionário é mais importante do que nunca. No contexto atual de rápida transformação dos negócios, as empresas precisam de pessoas que busquem sem cessar soluções para problemas não previstos. Estes são os conselhos da Hay para aumentar o comprometimento dos funcionários:

  • Promova a colaboração. O apoio e a amizade dos colegas de trabalho são fundamentais para que todos se sintam satisfeitos onde estão.
  • Inspire confiança nos líderes de sua empresa, para que os funcionários percebam que suas carreiras estão em mãos capazes.
  • Deixe claro para os funcionários as opções de crescimento e permita que aperfeiçoem suas habilidades e progridam na profissão.
  • Dê instruções claras e realizáveis, para que percebam que se trata de orientações que podem resultar em sucesso a longo prazo para a empresa.

Uma pesquisa do Gallup Management Journal mostrou que 29% dos funcionários entrevistados eram comprometidos com seu trabalho, 56% não eram e 15% foram considerados “extremamente não comprometidos”. Segundo o Gallup, os funcionários comprometidos são “mais produtivos, confiáveis, mais seguros, criam laços mais sólidos com os clientes e ficam por mais tempo na empresa”. De modo geral, são mais inovadores, sendo que a maior parte (cerca de 60%) diz que é no trabalho que tem as idéias mais criativas. A pesquisa parece indicar que o ato da criação, por si só, tende a levar o profissional a se comprometer com seu trabalho. Portanto, proporcionar um ambiente criativo em uma cultura que inspire confiança deve resultar em mais funcionários comprometidos.

* Don Peppers e Martha Rogers são sócios fundadores do Peppers & Rogers Group.

**Matéria publicada originalmente na revista Época Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: