Auto-hemoterapia – Resultados de estudos de casos clínicos

AUTOHEMOTERAPIA; RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS CLÍNICOS

Summary rating: 2 stars (16 Avaliações)
Visitas : 776
Palavras : 300

por : Anonymous

Publicado em: outubro 07, 2007

AUTOHEMOTERAPIA; RESULTADOS DE ESTUDOS DE CASOS CLÍNICOS   Prof. Dra. Telma Geovanini Pesquisa descritivo-exploratória com abordagem quanti-qualitativa do tipo estudo de caso, que através da análise de fontes primárias (prontuários) e secundárias (depoimentos dos pacientes), acompanha e relata o processo de pacientes submetidos ao tratamento pela auto hemoterapia. Acompanhamento através de anamnese, exames complementares, imagens fotográficas e relatos audio-visuais. O tratamento seguiu um protocolo de enfermagem para aplicação de AUTOHEMOTERAPIA, dentro das normas de biossegurança, tendo supervisao médica e de enfermagem direta. A pesquisa foi realizada de acordo com a Resolução CNS 196/96 e não houve ônus para os participantes. A autohemoterapia – AHT é um recurso terapêutico de baixo custo, simples que consiste em coletar sangue do próprio paciente e aplicar em seu músculo. Este procedimento estimula o Sistema Retículo Endotelial, quadruplicando o percentual de macrófagos em todo organismo. É uma técnica bastante antiga. Em 1911 o francês F. Ravaut já descrevia seu emprego em diversas doenças infecciosas, especialmente na febre tifóide e nas dermatoses. Era também usada em casos de asma, urticária e estados anafiláticos. Resultados parciais da pesquisa, agosto/06 a maio/07 – Prescrição médica: 12 seções de autohemoterapia com aplicações semanais de 10 ml – Casuística: 35 pacientes de 18 a 77 anos tendo sido analisadas as dores e as doenças autoimunes. 22 pacientes (63%) referiram redução da intensidade dos sintomas, 11 pacientes = (31,3%), referiram remissão total dos sintomas – 02 pacientes (5,7%), não apresentaram alteração dos sintomas. Não foi registrado e não houve queixas quanto a efeitos colaterais ao tratamento e efeitos adversos das aplicações por nenhum dos pacientes, ou seja 0%. Com este estudo,consideramos que a autohemoterapia, por sua simplicidade constituiu um ótimo tratamento complementar, demonstrando sua inocuidade e comprovando sua eficácia. Palavras chaves: Autohemoterapia – Imunologia – Terapias Complementares

One response to this post.

  1. Posted by JOEL MOREIRA on 11/01/2010 at 16:41

    http://scienceblogs.com.br/uoleo/2009/09/auto-hemoterapia_e_a_ignoranci.php afirma que: “Medicina não vive de discurso. Um tratamento, para ser confiável (ou, no mínimo, etico), precisa passar pelas garras do Método Científico.”
    E o Secretário de Saúde de minha cidade, Caratinga/MG, Dr. Thales Chaves, em resposta a uma proposição que lhe fiz, no sentido de pulverizar a Autohemoterapia no sistema local de saúde, respondeu que “prezado joel; infelizmente a auto hemoterapia nao é tratamento cientificamente aceito, nao existem comprovaçoes cientificas ( estudos prospectivos, universitarios, teses, etc)
    que atestem sua eficiencia; apenas especulaçoes isoladas ainda. agradeço atençao. coloco-me a disposiçao para eventuais esclarecimentos, thales”.
    Poderiam apontar-me meios de vencer esta luta, ou eles têm razão, de fato?
    Muito obrigado,

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: