Bíblia – Wilkipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura a visão judaica da Bíblia, consulte Tanakh.

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, “rolo” ou “livro”[1]) é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo.

Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de “Biblioteca Divina”. A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as “religiões do Livro”. É sinónimo de “Escrituras Sagradas” e “Palavra de Deus“.

As diversas igrejas cristãs possuem algumas divergências quanto aos seus cânones sagrados.

As igrejas cristãs protestantes possuem 39 livros no Antigo Testamento como parte do cânone de suas Bíblias.

A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou “do segundo cânon”) pela Igreja Católica.

As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).[2]

As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram os textos deuterocanónicos como apócrifos. Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera, os contêm ao menos nalgumas das suas edições.

Quanto ao Novo Testamento, todos os cristãos são unânimes em aceitar o Novo Testamento com seus 27 escritos.

3 responses to this post.

  1. FIZ ESTAS PERGUNTAS Ñ PARA ACABAR COM SUAS CRENÇAS E SIM PARA QUE EU TENHA UMA RESPOSTA CONCRETA QUE MIM CONVENÇA DO PONTO DE VISTA DE VOCÊS,CONVERSO SEMPRE COM UM IRMÃO QUE FAZ ESTUDOS COM VOCÊS E ELE ESTÁ CERTO QUERO TER TAMBÉM ESTA CERTEZA, FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!!

    Responder

    • Posted by clubedavida on 23/01/2011 at 14:36

      Ilton, O conselho que eu lhe dou é que você deve ler a Bíblia, especialmente o novo testamento,pois se aplica mais a nós deste século. Não despresando o Velho Testamento. è que nele estão contidos siímbolos e sobras dascoisas que são para nós, cristãos.
      Calvino Brasil

      Responder

      • ABENÇOADO EU SEI QUE TEM QUE LER.
        É QUE UM IRMÃO QUE ESTÁ FAZENDO ESTUDOS COM VOCÊS COMEÇOU A MIM PASSAR ALGO EU ACHEI INTERESSANTE, CONVERSO SEMPRE COM UM IRMÃO QUE FAZ ESTUDOS COM VOCÊS E ELE ESTÁ CERTO QUERO TER TAMBÉM ESTA CERTEZA, FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!!PEÇO SÓ QUE VOCÊS MIM PASSEM ESTUDO SOBRE CÉU , INFERNO,VIDA DE JESUS CRISTO!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: