Bin Laden esteve ao alcance dos EUA em 2001

2

Bin Laden esteve ‘ao alcance’ dos EUA em 2001, diz relatório

Militares haviam pedido reforço para intensificar operações na época.
No entanto ex-governo Bush recusou pedido por reforços militares.

Da BBC

Tamanho da letra

Um relatório apresentado pelo Senado dos Estados Unidos concluiu que o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, estava “ao alcance” das forças militares americanas no Afeganistão no final de 2001.
Segundo o documento, preparado por democratas da Comissão de Relações Exteriores do Senado, os militares pediram reforço para intensificar as operações naquela época, mas não obtiveram.
“Enquanto a vasta estrutura do poderio militar americano era mantido em segundo plano, o comando dos Estados Unidos preferiu confiar em ataques aéreos e em milícias afegãs destreinadas”, afirma o relatório, em relação à operação para perseguir Bin Laden no complexo de cavernas e túneis nas montanhas conhecido como Tora Bora.
“Por volta do dia 16 de dezembro (de 2001), dois dias depois de redigir seu testamento, Bin Laden e seus guarda-costas saíram a pé de Tora Bora, sem serem incomodados, e desapareceram na área tribal e sem lei do Paquistão”, completa o documento.

 

Bush

O relatório critica ainda os membros do governo do então presidente, George W. Bush, e os comandantes militares da época, e rejeita alegações dadas por eles de que as informações de inteligência recebidas sobre a localização de Bin Laden naquele momento eram inconclusivas.
“A revisão de documentos daquela época, dados não classificados coletados pelo governo e entrevistas com pessoas centrais a este relatório remove qualquer dúvida pendente e deixa claro que Osama Bin Laden estava a nosso alcance em Tora Bora”, afirma.
Os autores do texto apresentado pelo Senado americano reconhecem que a captura do líder da Al-Qaeda “não teria eliminado a ameaça terrorista no mundo”.
Mas eles acrescentam que “as decisões que abriram as portas para sua fuga para o Paquistão permitiram a Bin Laden emergir como uma poderosa figura simbólica que continua a atrair um fluxo estável de dinheiro e a inspirar fanáticos em todo o mundo”, conclui.
O relatório é apresentado no momento em que o presidente Barack Obama se prepara para anunciar uma decisão sobre o envio de novas tropas para o Afeganistão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: