Criticar não ajuda

Criticar Não Ajuda

“Moisés havia casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso.” (Números 12:1 NTLH)

Estamos cercados de picaretas e safados que são pastores, bispos, apóstolos, missionários. Nunca houve tantos. Claro, há os bons. Mas isso não pode nos assustar, porque também estamos rodeados de picaretas advogados, engenheiros, médicos, contadores, economistas, professores, aposentados e por aí afora. O ser humano é falho, não tem remédio.

Criticar não muda nada. Fico irado quando vejo crentes reunidos para falar mal de alguém, com pessoas ao seu redor indo para o inferno. A Bíblia nos ensina a orar pelos governantes e nos ensina a examinar a profecia para reter o que é bom. Por causa disso, temos de aprender a examinar e julgar as atitudes e não as pessoas. Quem se intitula servo de Deus que se entenda e preste contas a Deus.

Em vez de criticar, podemos agir diferente e mudar o cenário. Podemos simplesmente nos afastar dos picaretas. Podemos orar por eles incessantemente, afastados, para que caiam em descrédito público e se convertam. Podemos amar estas pessoas reprovando suas atitudes. De que vale fazer campanha contra eles? Colocar blog no ar, usar microfone, perder tempo para quê. Oremos.

O erro não deixa de ser errado por causa de quem o comete – picareta é picareta. Moisés errou ao escolher uma mulher de outro povo, mas isso não dá a ninguém o direito de criticá-lo. Se lermos o texto em seguida, veremos o quanto custou caro esta crítica para os dois, Arão e Míriam.

Por outro lado, parece que os bons nunca são valorizados. E o pastor amado que cuida de uma congregação de 10 pessoas onde ninguém mais vai? E o evangelista que nunca desiste mesmo ganhando um ou dois por ano? E o irmãozinho que dirige a igreja na falta do pastor e nem recebe para isso? Glória a Deus por estas vidas, são os meus heróis, pois fazem o que eu não consigo (sempre achei que ser herói era justamente fazer o que os outros não podem).

Fui desafiado a encontrar Jesus criticando Judas Iscariotes. Desisti…

“Pai, quero mudar de atitude para com aqueles que eu julgo que ajam mal usando Teu nome. Ensina-me misericórdia a eles e leva-me a orar por eles.”

Mário Fernandez

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: