Aprenda a ter paciência

e-zine motivação Ano 7 Nº 18 – 01 de maio de 2009

“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce”
Jean Jacques Rousseau

Carlos, aprenda a ter mais paciência!

Quando abordei o assunto paciência na e-zine, recebi inúmeros e-mails de pessoas afirmando que sabiam que precisavam desacelerar, mas não tinham ideia de como fazer isso. Afinal, como é possível diminuir o ritmo vivendo em um mundo que exige cada vez mais velocidade?

Bem, conforme prometi, fui em busca de respostas. O resultado dessa procura está na matéria de capa da edição de maio da revista Motivação. Após consultar especialistas no assunto, descobri que realmente há situações em que precisamos agir com rapidez, mas existem outras em que podemos desacelerar.

E é possível agir dessa forma sem que isso nos prejudique, pelo contrário, ao diminuir um pouco a velocidade e aprender a ter mais paciência, podemos, até mesmo, conseguir muitos benefícios, pois obtemos vantagens, como: vida mais saudável, excelência no que fazemos, decisões mais acertadas e até desperdiçamos menos tempo, dinheiro e energia. Eu acabei encontrando diversos movimentos que pregam a ideia da desaceleração, como o slow food (comer devagar), o slow work (trabalhar devagar), etc.

Então, busquei sugestões práticas de como exercer a paciência em nosso dia. Encontrei diversas dicas da autora do livro O poder da paciência, M. J. Ryan, sobre como praticar a paciência. Confira três sugestões:

  1. Ao ficar em pé numa fila, transporte-se para férias mentais. Visualize o lugar mais tranquilo que puder, imagine, sinta e ouça a si mesmo nesse ambiente. Reflita sobre os sentimentos que ele evoca em você. Em vez de se conectar no tempo que terá de esperar, aproveite essa oportunidade para sonhar com o lugar mais bonito que conhece ou deseja conhecer.
  2. Quando tiver de esperar um bom tempo para alguma coisa se realizar – por exemplo: um projeto grande –, comemore os pequenos avanços ao longo do caminho. Dez páginas concluídas? Leve-se para almoçar fora. Ao nos premiarmos por algo que realizamos, injetamo-nos ânimo para continuarmos.
  3. Está esperando, impacientemente, seu computador ligar? Faça alguns exercícios de alongamento para relaxar os músculos das costas e do pescoço. Afaste-se da mesa, sente-se na beira da cadeira e alongue-se!

Gostou dessas dicas? A matéria de capa da revista Motivação traz muitas outras, mas aposto que você também deve ter uma dica interessante! Se for seu caso, participe da discussão que está acontecendo na Comunidade VendaMais sobre como ter mais paciência.

Para participar, basta visitar o site www.comunidadevendamais.com.br, entrar no Grupo Motivação e clicar no menu lateral, na pergunta O que você faz no dia a dia para ter mais paciência e, dessa forma, obter resultados melhores em seu trabalho? Participe, pois, além de contribuir com sua experiência, também poderá conhecer dicas de muitas outras pessoas!

Um grande abraço e até a próxima semana!

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

A reprodução total ou parcial deste texto é permitida, exceto para fins comerciais, com a fonte devidamente citada: “Por Karen Jardzwski. Material publicado na e-zine do site www.motivaonline.com.br

Anúncios

9 responses to this post.

  1. Posted by Breno on 15/11/2010 at 16:45

    Você tem algum exemplo maior para isso, pois tenho a necessidade de ter mais paciencia e não consigo me irrito muito rapido

    Responder

    • Posted by clubedavida on 15/11/2010 at 18:00

      Breno, Segundo a Bíblia, paciência é fruto do Espírito Santo. Se Você é cristão, peça esta graça a Deus. Caso contrário, eu não tenho muito que acrescentar. Deixe-me ensinar um segredo que aprendi com a PNL. Você já ouviu aquela história do “conte até dez”? Funciona mesmo! Quando você conta, está usado o lado racional do cérebro. O pavio curto está relacionado com o emocional. Quando você começa a contar, o lado direito do cérebro é ecionado e leva voce para a razão. Neste momento você poderá pesar as consequencia de uma atitude precipitada. e esfriar a cabeça. você passa a raciocinar.Portanto, quando esquentar a cabeça, pare e conte até 10! Calvino Brasil

      Responder

  2. Posted by Allyni on 06/12/2010 at 02:15

    Bem,tem hora que achamos que vamos explodir e que tudo vai por água abaixo mas se na hora que estivermos no momento de impaciência lembrar-mos de que não valerá a pena que depois que a raiva passar vai voltar tudo ao seu devido lugar…Então porque não deixar que as coisas continuem como estão mesmo que estejam ruim ao invés de correr o risco de piora-las!!!Pense nisso tenho certeza de que você terá um resultado surpreendente

    Responder

  3. Posted by juliana on 30/12/2010 at 17:27

    Bem!!! tem hora que o nome paciência me tira o sono acba com minha saude exije um pouco de mim…tou entrado em um ciclo que talvez A maioria das mulheres nao gostaria de tar no meu lugar;eu tenho um amor que mora dentro de mim que se eu pudesse mandava para o espaço e nunca mais ele voltava! uma coisa que nao sei explicar nao sei se amor so sei que ele toma conta de tudo do meu eu e vem o sofrimento;a dor a dpreção a angustia e a chamada PACIÊNCIA!!! por que?porq eu tenho que esperar por um amor que só ME FAZ CHORAR e vem a paciência mais uma vez e pede pra ter calma segurança friesa;eu sei que a maiorioa das pessoas vão falar ame a sim mesmo mais quem ta fora nao sabe oque é tá dentro de um desespero emocional
    e as coisas ]vao continuando
    eu ja nei sei mais quem sou pra onde tou indo
    AI EU PERGUNTO PACIÊNCIA ME AJUDE!!!!

    Responder

  4. Posted by valeria on 07/02/2011 at 21:43

    galera, vai por mim o melhor geito de ter paciaencia,incluindo o que o autor ja disse(a do computador é otima!), e sem duvida uma maior proximidade com Deus,e a meditação…
    meditar e tudo de bom…
    procura ai no google as tecnicas para pratica de meditação, bjos

    Responder

  5. Posted by vivi on 08/03/2011 at 22:22

    to com odio mortal pois vim trabalhar e depois a outra pessoa do otro turno disse que nao viria e minha paciencia explodiui pois hohe e o aniversario de minha filha e iria sair com ela ai essa pessoinha nao vem trabalhar ai tenho que ficar nos dois turnos

    Responder

    • Posted by clubedavida on 13/03/2011 at 12:23

      Vivi, nem sempre as coisas saem como planejamos, mas temos que aprender a ter paciencia. Um Abraço,Calvino Brasil

      Responder

  6. Posted by carmem on 31/03/2011 at 12:09

    É sempre bom tentar ver as coisa (situações) de outros ângulos pois as vezes o que parece ruim é benéfico e virse-versa.Como a Allyne disse:-na hora que estivermos no momento de impaciência lembrar-mos de que não valerá a pena que depois que a raiva passar vai voltar tudo ao seu devido lugar…Então porque não deixar que as coisas continuem como estão mesmo que estejam ruim ao invés de correr o risco de piora-las!!!. As vezes uma atitude impaciente nos leva a prejuizos difíceis de concertar e até irreversíveis, a Bíblia ou a religiosidade nos ensina a lidar com as tribulações de maneira madura, humana e benéfica. Eu aprendo bastante tendo intimidade com DEUS em minhas orações.

    Responder

  7. Posted by Darci Unger Filho on 02/04/2011 at 03:26

    Cara, eu to mesmo muito chateado comigo mesmo. Ando cada vez mais estressado pela minha falta de paciencia. Antigamente eu não dava tanta atenção assim a coisa, mas a idade vem chegando e com isso vem um certo sentimento de culpa quando “estouro”, e olha que isso é bem frequente. A ultima vez tive até uma briga feia com minha esposa devido a minha falta de paciencia (ela ficou tres dias sem falar comigo), mas no fim do primeiro dia eu ja tava arrependido, só que daí não tem jeito, a raiva dos magoados é implacável. Estou mal, mal mesmo, preciso dar um jeito de ficar mais tolerante. Só não sei como. Aliás, só achei este blog porque digitei “falta de paciencia” no Google. Tava tentando achar açgo que me ajudasse.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: