Os 4 Elementos e sua Equipe

Os elementos de sua equipe

Numa tentativa de facilitar o trabalho do líder, várias propostas para categorizar as pessoas vêm sendo feitas há algum tempo. Algumas empresas exageram nessas tentativas. Há o caso da companhia que colocou em todos os crachás se a pessoa era visual, auditiva ou cinestésica. Foi um desastre. As pessoas falavam umas com as outras como se estivessem conversando com crianças de três anos, que só compreendem poucas palavras – a comunicação piorou e a ideia foi abandonada.

Existem outras formas de separar as pessoas em categorias, sendo algumas mais famosas que outras. Laurie Jones, em seu livro Os quatro elementos do sucesso, propõe uma classificação simples para sua equipe, baseada nos quatro elementos básicos: terra, água, fogo e ar. Cada um tem suas forças e fraquezas, como se vê a seguir:

Terra

  • Força – Estabilidade, previsibilidade, sentido de longo termo e movimento ordenado. Quem é de terra é bem autoconfiante.
  • Desafios – Tendência à teimosia, a se prender a velhas maneiras de fazer as coisas.
  • Como lidar – Dê-lhes tempo para fazer o trabalho; deixe-os sozinhos para realizar suas tarefas; dê-lhes documentação e apoio real; permita que eles criem ou providenciem projeto, estrutura e ordem e investigue, com cuidado, raivas escondidas ou marcas de ressentimento.

Água

  • Força – Vitalidade, flexibilidade. Tende a ser balanceada, solucionadora de problemas, encontrar soluções, busca a harmonia e trabalha bem em equipe.
  • Desafios – Rapidamente perde sua identidade perante os outros e tende a absorver sem discriminação o que é bom e ruim. Tem dificuldades em dizer “não”.
  • Como lidar – Lembre-se de que relacionamentos e sentimentos alheios são seus valores essenciais. Dê-lhes tempo para refletir e desintoxicar; permita que eles encontrem seus próprios caminhos para chegar lá, desde que você tenha estabelecido uma orientação geral para as tarefas.

Ar

  • Força – Espontaneidade, energia, direção e habilidade de ir além de qualquer barreira. Esse é o elemento mais capaz de mover todos os outros. Tende a perceber primeiro as oportunidades e ameaças.
  • Desafios – Imprevisível, impulsivo. Tende a agitar as coisas e abandonar a situação. Dificilmente leva em consideração as consequências de suas ações.
  • Como lidar – Mantenha-os estimulados; não os restrinja a projetos simples, regras, procedimentos ou detalhes; dê-lhes movimento e flexibilidade; ouça suas novas ideias, não importa o quanto elas parecerem loucas.

Fogo

  • Força – É excitante, apaixonado pelo que faz, intenso, purificador e iluminador, tem compromisso com o que faz e não teme confrontos.
  • Desafios – Tendência a ter pouca habilidade social e não conhecer seus limites. Pode ser insensível aos desejos e fraquezas dos outros.
  • Como lidar – Dê-lhes autoridade assim que possível; desafie-os com tarefas grandes, impossíveis; elogie-os constantemente; informe-lhes da necessidade de outros elementos; lembre-se de que a necessidade maior deles é a realização.

Dentro de sua equipe, carlos, você encontra esses quatro tipos de profissionais. Identifique-os e extraia o melhor deles.

Um grande abraço,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

Deixe um comentário