Pense Fora da Caixa

pense fora da caixa!

Você já deve ter ouvido a expressão “pensar fora da caixa”, pois tem sido muito usada ultimamente. Gosto muito dessa frase porque ela sugere que pensemos fora do convencional, evitando os parâmetros e paradigmas que são conhecidos, rotineiros e usuais.

Quando pensamos fora da caixa, buscamos soluções novas, caminhos diferentes, outras maneiras de resolver um problema, por exemplo. Logo, exercitamos a criatividade, que é uma atitude extremamente importante.

Na opinião de João Alberto Catalão, publicada na edição de setembro da revista VendaMais, ser criativo é fundamental para quem deseja se destacar no mundo competitivo e turbulento em que vivemos: “Se é verdade que a palavra ‘crise’ tem origem em ‘krisis’, que significa momento de decisão, a criatividade está na ordem do dia. Ninguém que queira seguir em frente pode ir pelos mesmos caminhos, fazer como sempre fez. Por isso, a criatividade é um assunto muito atual”.

Para Catalão, as pessoas devem mudar sua postura e praticar a criatividade: “Quem continuar a fazer como sempre fez já não vai obter o que sempre obteve. Olhe para a palavra ‘crise’, retire o ‘se’ que serve em toda a nossa vida como desculpa para os erros: se a inflação estivesse… se o cliente… se o preço… se o Lula… Agora, quem tirou o ‘se’ de ‘crise’ ficou só com ‘cri’. Então, junte a isso aquilo que é preciso fazer todos os dias: atividade. Aí está a solução: criatividade. Ela é, antes de tudo, uma atitude positiva que parte do seguinte: ver o que os outros veem, mas pensar e agir diferente”.

Catalão é administrador e fundador da empresa líder em assessoria comercial em Portugal SalesUp, além de cofundador do Instituto de Negociação e Vendas (INV). Ele será um dos palestrantes da ExpoVendaMais 2009, o maior evento de vendas da América Latina, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, em Curitiba, PR

Deixe um comentário